9 Tipos de Site e como eles se aplicam no seu negócio.

9 Tipos de Site e como eles se aplicam no seu negócio.

 

Site One Page

 

OnePage é um termo inglês que na tradução literal significa “Uma Página”. Esse tipo de site é criado de forma sucinta e com o foco em seu design.

Muitas pessoas não sabem mas ter um bom design influencia muito na permanência dos visitantes. Um estudo comprovou que 68% dos usuários saem de sites cujo layout não é bem trabalhado.

 

Finalidade

Sites One Page são criados por motivos variados, como: 

  • Apresentação Rápida da Empresa
  • Captação de Cadastros Comerciais
  • Gerar autoridade Digital

 

Vantagens

Esse tipo de site é ideal para pequenos comerciantes, autônomos e pequenas empresas se apresentarem durante um contato comercial. Por tratar-se de um site rápido e objetivo, é uma ótima opção para fortalecer sua marca. 

 

Desvantagens 

Por serem sites objetivos, algumas questões podem não ser respondidas, gerar dúvidas e objeções nos possíveis clientes. Os Sites One Page são limitados pelo fato de não possuírem mais de uma página, o que diminui as possibilidades em ações de marketing.

 

Valor

Sites One Page são indicados para pequenos comerciantes, autônomos e pequenas empresas justamente pelo fato de serem incrivelmente baratos. 

Geralmente não possuem mensalidades e o custo para a criação varia entre R$150,00 – R$300,00.  

 

Site Institucionais

 

Esse é o site que é dedicado à uma empresa ou pessoa de imagem pública. Sites institucionais possuem uma gama diferente de possibilidades perante ao site One Page. 

Diferente do anterior, esse site possui mais de uma página, para receber contatos, oferecer suporte técnico/consultoria, receber pedidos de orçamento e também para reforçar a marca da empresa.

 

Finalidade

Sites institucionais são criados para que:

  • A empresa ou o Profissional tenha presença digital. 
  • Demonstre Profissionalismo perante o serviço ofertado.
  • Possibilidade de Aumentar a grade de clientes com o Marketing Digital.

 

Vantagens

Ideal para profissionais autônomos e pequenas e médias empresas, é um site que traz a presença digital, faz com que a empresa ou o profissional seja localizado dentro do mundo digital. Também aumenta as possibilidades de captação de clientes, já que na internet não existem barreiras. 

 

Sites Institucionais são ótimos para alavancar o faturamento da empresa, combinado com as estratégias de Marketing Digital corretas, além de fortalecer a marca, novas oportunidades aparecem devido a liberdade geográfica.

Não precisa ficar sempre atualizando os dados.

 

Desvantagens

Sites Institucionais são estáticos, então não há muitas alterações, nem sempre novidades e isso pode não chamar a atenção dos visitantes. Durante a criação podem haver erros e impactarem na experiência do cliente.

Esse tipo de site de modo geral possui mensalidades para manutenção.

 

Valor

Sites Institucionais são ideais para pequenos empresários e autônomos por trazem novas oportunidades de negócio de todo o País. Geralmente este tipo de site possui o custo entre R$400,00 – R$1000,00.

Em média, a manutenção destes sites é feita mensalmente e tem um custo entre R$25,00 a R$100,00. 

 

Blogs

Blogs são sites onde você encontrará conteúdo. Quando você faz uma pesquisa no Google buscando informações, esse tipo de site é o mais exibido, por possuir artigos explicativos. Essa é a era da informação, então são os sites mais populares.

 

Finalidade

Blogs são criados com intuito de:

  • Vender produtos físicos.
  • Vender propaganda dentro do Site.
  • Fazer lançamento de Cursos.
  • Captar cadastros de possíveis clientes.

 

Vantagens

Um dos grandes fortes do blog é a captação de cadastros de possíveis clientes, já interessados naquele nicho. Por exemplo, se alguém entra em um blog sobre Pets e você posteriormente oferta rações e casinhas para animais, as chances de venda são maiores, devido ao interesse já naquela área.

 

Outro grande ponto forte é o lançamento de cursos, blogs são usados como porta de entrada para pessoas descobrirem uma determinada informação, e em seguida serem ofertados com um curso relacionado ao tema do blog.

 

As Lojas Virtuais também utilizam o blog para captar mais visitantes em seus sites e em seguida ofertar seus produtos físicos.

 

Desvantagens

Blogs necessitam de manutenção pois sempre é inserido conteúdo novo e algum erro pode ocorrer. Também é necessário sempre produzir conteúdo, a frequência é considerada um fator importante pelo Google, sempre prezando pelos melhores artigos, atualizados e mais completos. 

 

Caso você não possa produzir conteúdo precisará contratar uma agência de conteúdo ou um profissional redator autônomo. 

É preciso realizar um trabalho específico para conseguir chegar nas primeiras páginas do Google, pois a concorrência é acirrada. 

O ideal é também ter uma verba para realizar anúncios, trazendo visitantes para o seu site.

 

Valor

Os blogs não possuem um valor alto para sua criação, é ideal pois é possível começar com pouco investimento. 

A criação de um blog gira em torno de R$200,00 a R$500,00. 

 

Como dito acima, é necessário a manutenção do blog onde você precisará de um profissional que faça a segurança correta contra invasões, trabalhe técnicas para seu blog chegar nas primeiras páginas e resolva erros que podem aparecer. 

 

Aqui na Agência Five nós incluímos todos os trabalhos pelo valor de R$200,00 mensais.

 

A média dos valores de mercado são entre R$100,00 a R$1000,00 dependendo da necessidade. 

 

Lojas Virtuais

Uma das febres do mundo digital são as lojas virtuais ou E-commerce. Ambos os termos possuem o mesmo significado, são pontos de venda na internet!

 

Grandes empresas já aderiram a esse novo mercado, apostando na força que ele terá no futuro, empresas como: Ricardo Eletro, Magazine Luiza, Americanas, Submarino, todas possuem uma loja virtual onde vendem seus produtos.

 

Finalidade

Lojas Virtuais são criadas para:

  • Vender Produtos Locais.
  • Vender produtos digitais.
  • Vender em larga escala para todo o Brasil.

 

Vantagens

Com as lojas virtuais você tem larga escala, pode vender para o Brasil e também para o exterior.

As ações de marketing estão num momento bom, pois existem técnicas de anúncios no Google, no Facebook e no Youtube, que tornam as chances de uma loja virtual dar certo muito altas.

 

7 em cada 10 brasileiros já fizeram pelo menos 1 compra através da internet. Um índice ótimo que indica o mercado promissor.

 

Desvantagens

Por se tratar de uma loja na internet, exige uma rígida segurança. Além de tudo, o gerenciamento é mais complexo, você precisará gerenciar os pagamentos por uma empresa especializada (mercado pago, pagseguro, paypal), controlar envios dos produtos, estoque.

 

Seguindo esses aspectos, entendemos que é necessário realizar a manutenção mensal do site, evitar quedas por volume de acessos, corrigir bugs e erros para manter o site sempre atualizado e funcionando.

 

Valor

Lojas virtuais são criadas de várias maneiras, podendo ter necessidades e funções específicas para cada negócio.

O valor comum de uma loja virtual é R$1500,00 – R$5000,00 dependendo da sua complexidade. 

 

A mensalidade para manutenção deste tipo de site é de R$300,00 – R$500,00 mensais.

 

Site Portfólio

Sites de portfólio são ótimos para apresentações de negócios, criar novas oportunidades de trabalho e conseguir novos clientes.

Neste tipo de site, o foco é o design e a experiência do usuário, a intenção é encantar o visitante.

 

Sites de portfólio além de demonstrarem maior profissionalismo do prestador de serviço, trazem a oportunidade de se manter ativo no mundo digital, podendo receber novos clientes que gostaram do seu trabalho a qualquer momento.

 

Finalidade

Sites de Portfólio são criados para:

  • Profissionais liberais demonstrarem uma prévia do serviço ofertado.
  • Melhorar a percepção de profissionalismo do profissional
  • Conseguir novos clientes de todo o País.

 

Vantagens

Sites de Portfólio são teoricamente simples, porém muito objetivos e bonitos. É ideal para prestadores de serviços exporem seu trabalho e conseguirem novas oportunidades de negócio.

O custo de criação de um site de portfólio é baixo, tornando-o uma ótima opção para conseguir clientes sem fronteiras.

 

Desvantagens

O Site de Portfólio por sua vez é simples, pois o foco é o trabalho ofertado, o que limita a possibilidade fazer ações de marketing. 

Você pode sofrer plágio dos trabalhos apresentados no seu site. 

Caso seu site possua algum erro, a sua imagem será prejudicada, algo como um profissional que não cuida bem dos seus ativos.

 

Valor

Sites de Portfólio são consideravelmente mais baratos. Possuem em média o valor de R$200,00 a R$400,00 para a criação.

Não há necessidade de manutenção, somente em casos esporádicos.

 

Site de Notícias

Sites ou Portais de notícias são considerados a nova versão do Jornal Impresso. Tornam o acesso a informação dinâmico e mais rápido devido ao auxílio das redes sociais.

Esses sites recebem muitos acessos e com consequência vendem muitos anúncios.

 

Portais de Notícias podem ser generalistas e cobrir mais de uma cidade ou região.

 

Finalidade

Sites de Notícias possuem muitos visitantes e são criados para:

  • Vender publicidade dentro do site para anunciantes
  • Vender publicidade para o Google
  • Vender produtos físicos para todo o Território Nacional.

 

Vantagens

É um tipo de site lucrativo se bem administrado, recebe inúmeros acessos mensais, o que valoriza as propagandas em espaços de banners dentro do site para comerciantes locais.

Outra opção é utilizar os anúncios do Google e receber pelos cliques que o site tiver.

 

Desvantagens

Existe a necessidade de novas matérias a todo momento, o que exige alta frequência, casos com até mais de 2 notícias por dia.

Casos polêmicos podem desencadear processos judiciais.

Custo para manter o site funcionando é maior devido a grande quantidade de acessos simultâneos.

 

Valor

Um portal de notícias sai em média de R$1000,00 a R$2000,00 para a sua criação.

Sua manutenção pode variar entre R$200,000 a R$1000,000 por mês de acordo com o número de acesso simultâneo.

 

Site Dinâmico

O Site dinâmico é a fusão entre um site institucional e um blog de conteúdo. São criados para resolver problemas dos possíveis clientes, e em seguida, vender para eles.

 

Os sites dinâmicos estão ganhando espaço no mundo corporativo justamente pela oportunidade de contatar novos clientes em qualquer lugar do mundo.

 

Finalidade

Sites Dinâmicos são criados para:

  • Aumentar o contato direto com possíveis clientes
  • Captar cadastros de interessados
  • Vender Cursos, Softwares ou Produtos Físicos com liberdade Geográfica.

 

Vantagens

Ideal para empresas que fazem Inbound Marketing (Conhecido também como Marketing de Atração). Captam cadastros em escala, devido há um número de visitantes alto e constante, ensinam algo e em troca cadastram o possível cliente numa lista para recebimento de ofertas automáticas.

 

Ideal para criar funis de vendas automáticos e vender serviços.

 

Desvantagens

É um tipo de site que a venda de produtos não é muito efetiva, dedicada a cursos, softwares e prestação de serviços.

 

Valor

Sites dinâmicos possuem conteúdo institucional e também conteúdo informativo, na sua área de blog. 

Esse tipo de site tem comumente um custo mensal de R$200,00 – R$400,00 para manutenções e R$1000,00 – R$2000,00 para sua criação.

 

Landing Pages

Landing pages no termo literal significa Páginas de Aterrissagem, são sites onde os clientes e interessados entram para executar uma determinada ação.

 

Esse tipo de página possui uma característica diferente, o foco é que o cliente faça o que é necessário, cadastro, compra, orçamento e para isso esse tipo de site é criado de forma que o visitante não tenha distrações, que tome apenas uma decisão de forma inconsciente.

 

Finalidade

Landing Pages possuem uma única finalidade. Obrigar o visitante à fazer uma determinada ação, sendo ela:

  • Comprar
  • Se cadastrar 
  • Solicitar orçamento

Vantagens

Landing Pages são páginas únicas, que geralmente vendem um produto, serviço ou obrigam de forma inconsciente o visitante a fornecer suas informações, a utilização deste tipo de site aumenta a conversão de visitantes para clientes. 

 

É ideal para e-commerces, prestadores de serviço e empresas que precisam captar cadastros.

Tem um custo inferior a criação de um site completo, e não possui custo de manutenção devido ao seu conteúdo único.

 

Desvantagens

É um tipo de site somente com uma finalidade, gerar algum tipo de ação. Cadastro, contato comercial e até vendas.

Porém, por se tratar de um site extremamente objetivo, após a criação, de modo geral fica limitado as alterações que são possíveis de serem feitas.

 

Valor

Landing Pages não possuem mensalidade e custam entre R$100,00 – R$400,00.

 

MarketPlaces

Marketplaces são os shoppings da internet. Um site Marketplace é um local onde vários visitantes visualizam uma gama imensa de produtos, de antemão, vários fornecedores anunciam esses produtos.

 

Por possuírem uma grande quantidade de visitantes, possuem também uma grande quantidade de fornecedores.

Esses sites recebem comissões por cada venda realizada e funcionam como árbitros para que o comprador ou o fornecedor não sofram com fraudes.

 

Finalidade

Marketplaces são criados para:

  • Alcançar um número grande de pessoas dos mais variados nichos
  • Vender para esse grande número de visitantes
  • Fazer o meio termo entre Comprador e Fornecedor. 

 

Vantagens

Os marketplaces são ideias para vender produtos, é como alugar uma loja dentro de um shopping. Várias pessoas irão passar e visualizar seu produto/serviço e algumas irão comprá-lo.

 

Os marketplaces investem em sua própria estrutura de marketing, então eles se divulgam para sempre estar captando mais visitantes a todo momento.

 

Desvantagens

Apesar de sempre estarem investindo em marketing e isso parecer que todo Marketplace vai te ajudar a vender sem pedir nada em troca. 

 

Todos os marketplaces pegam uma parte do faturamento (não do lucro) de cada transação. Um grande exemplo é o mercado livre que a cada venda você repassa 16% do valor bruto da venda para eles.

 

Valor

O custo para inscrição da sua empresa em um marketplace geralmente é 0. Não possui manutenções.

 

Sites Pré-moldados

Sites Pré-moldados são variações de todos os sites acima, porém com poucas opções de customização. Ele é um modelo pronto, onde você ou o desenvolvedor irá incluir os textos e as informações que serão mostradas dentro do site. 

 

Podem ser variações de sites One Page, blogs, Sites Institucionais e até lojas virtuais.

 

Finalidade

Sites Pré-Montados são criados para: 

  • Ter presença Digital por um baixo custo
  • Captar cadastros de possíveis clientes
  • Receber orçamentos

 

Vantagens

Sites Pré-moldados são ótimos para quem tem baixo investimento e quer algo profissional. Esse tipo de site geralmente é entregue com bastante velocidade e seu custo é baixíssimo.

 

Existem vários modelos para cada nicho, como restaurantes, médicos, dentistas, academias e etc. 

 

Desvantagens

Os Sites Pré-moldados não são customizáveis, o que deixa seu layout com apenas uma única forma, porém com os seus dados, logo e serviços prestados.

Desenvolver funções novas em sites pré-moldados podem ser uma dor de cabeça, devido ao preço e ao tempo de entrega.

 

Valor

Sites pré-moldados custam R$79,90 por mês. O desenvolvedor criará em pouco mais de 15 dias e você não terá custos de manutenção.

 

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